É uma investigação minuciosa das funções cognitivas, emocionais e sociais da pessoa que está sendo avaliada. É como montar um quebra-cabeça, trazendo cada peça para compor o todo. Levantar informações da família, da escola e dentro do consultório para assim compreender o que está acontecendo com a pessoa, bem como suas potencialidades e dificuldades.
A avaliação nos dá caminhos para intervenções eficazes no tratamento futuro e facilita o acesso a direitos do paciente a partir do diagnóstico.
Geralmente, a avaliação é solicitada para auxiliar na compreensão do diagnóstico do paciente, principalmente em casos de suspeita de Transtornos do Neurodesenvolvimento, tais como: TDAH, TOD, Autismo, Deficiência Intelectual, Transtornos de Aprendizagem e Transtornos Mentais.
O laudo da avaliação neuropsicológica é um relatório que reúne todas as informações obtidas do paciente durante o processo avaliativo. Esse laudo contém o relato do seu comportamento, suas potencialidades e dificuldades cognitivas no contexto em que vive (escola, trabalho, família e interação social).
Nesse documento precioso, estão contidas informações como diagnóstico, orientações para a família, orientações para a escola e orientações para intervenções.