A Constelação Familiar é uma metodologia que visa identificar na família razões de conflitos e situações que impedem a harmonia e a felicidade. Se você quer saber mais sobre o assunto, confira o nosso post. Boa leitura!

O que é Constelação Familiar?

É uma abordagem da psicoterapia sistêmica eficaz e poderosa criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, a partir das observações e entendimentos das “ordens” dos sistemas familiares.

Com este método podemos obter consciência das dinâmicas ocultas que influenciam nossa vida direta ou indiretamente.

As mudanças são promovidas de forma consciente e também inconsciente, equilibrando cargas e hierarquias, quebrando as repetições de padrões, solucionando conflitos e permitindo que cada um esteja em seu lugar e siga em frente construindo seu próprio destino.

O que significa “Constelar um Tema”?

Constelar um tema é uma das maneiras de se participar de uma terapia em grupo ou do atendimento individual.  O cliente traz um tema pessoal que deseja trabalhar.

O constelador explora o tema com algumas perguntas e pede para o cliente escolher pessoas que irão representar determinados papéis.

O cliente coloca os representantes no campo e o constelador acompanhará a dinâmica que surgir.

O que significa “Assistir” ou “Participar como Representante”?

Nesta forma de participação, a pessoa ficará apenas disponível para assumir pápeis na constelação de outro participante. Poderá também fazer perguntas entre as constelações sobre qualquer assunto relacionado.

 Qual o objetivo da Constelação Familiar?

O objetivo em uma Constelação é sempre o de olhar e ver o que ESTA PESSOA, FAMÍLIA, SISTEMA ou EMPRESA precisa para seguir adiante.

Ao realizar uma constelação (diz-se desta forma para o processo de representar o sistema envolvido e olhar para suas ligações), novas informações são acessadas pelo cliente, o que pode trazer à luz novas possibilidades e soluções.

O que a pessoa obtém de resultado com essa participação?

A proposta das Constelações é olhar para antigos problemas de um novo jeito. Ver o que ainda está obscuro para nós.

O Espaço Diálogos do Saber realiza  periodicamente a Constelação Familiar, na qual é possível se inscrever para Assistir ou Participar como Representante.

Fique atento ao nosso blog e curta a nossa página no Facebook para saber as próximas datas e venha participar dessa interessante experiência.

Por Sandra Padula – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Psicóloga, Pedagoga, Neuropsicopedagoga e Fundadora do Espaço Diálogos do Saber

Posts Relacionados

Constelação Familiar: 21/7 no Diálogos do Saber Convidamos VOCÊ a participar da Constelação Familiar no Diálogos do Saber no dia 21/7, sábado às 9h A constelação familiar é um evento no qual reún...
Constelação Familiar: Dia 19/5 no Diálogos do Saber Temos a satisfação de convidar VOCÊ a participar de mais uma Constelação Familiar no Diálogos do Saber O evento será realizado em nossa sede em San...
Constelação Familiar no Diálogos do Saber dia 07/04 Convidamos você a participar da Constelação Familiar no Diálogos do Saber A proposta da abordagem da Constelação é olhar para antigos problemas de ...
Share This