Categorias: Apoio PedagógicoPsicopedagogia

Psicopedagogia… Afinal do que se trata?

Psicopedagia: Entenda o que é, como surgiu e sua importância

 

Origem da psicopedagogia

A Psicopedagogia nasceu da necessidade de buscar soluções para a questão das dificuldades de aprendizagem, ela vem caminhando com a intenção de contribuir para uma melhor compreensão desse processo.

Segundo Rubinstein a psicopedagogia “[…] surgiu da inquietação e insatisfação dos profissionais que tratavam das dificuldades de aprendizagem. […]” (RUBINSTEIN apud SCOZ, et. al 2003, p. 127-128). Ressalto que a importância dada por esses profissionais era no “tratamento das dificuldades”, não havia uma análise ou investigação da situação do aluno para diagnosticar os problemas e causas das dificuldades de aprendizagem considerando a história de vida do aluno bem como seu processo cognitivo.

O que é a psicopedagogia

É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, que tem como objeto de estudo o ser humano em processo de construção do conhecimento.

É o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia, com influências de outras ciências como da psicanálise, linguística, semiótica, neuropsicologia, fonoaudiologia e da medicina.

A importância da psicopedagogia

A importância dada estava em afastar o mau funcionamento por meio de uma boa “ensinagem”, e como consequência, o aprendiz poderia integrar-se voltando a aprender normalmente. (RUBINSTEIN apud SCOZ, et, al 2003, p. 127-128).

Hoje sabemos que aprender não acontece através de “repetições de conteúdos”, e sim através de um processo que implica pôr em ações diferentes sistemas que intervêm em todo o sujeito: a rede de relações e códigos culturais e de linguagem que, desde antes do nascimento, têm lugar em cada ser humano à medida que ele se incorpora a sociedade. (BOSSA, 1994, p. 51).

Dessa maneira muitos alunos passam por problemas no processo de ensino-aprendizagem e precisam de uma investigação e intervenção profissional para que se compreenda o que está ocasionando suas dificuldades. Como nos diz a especialista Maria Augusta Mota de Miranda “O papel do psicopedagogo é de suma importância, porque ele vai agir como um “solucionador” para os problemas de conduta e aprendizagem.” (MIRANDA, 2011, p. 01).

Não há um consenso entre os pesquisadores com relação à definição do conceito de “dificuldades de aprendizagem”, porém entende-se por dificuldades de aprendizagem a incapacidade apresentada por alguns indivíduos diante de situações novas, desencadeadas por diversos fatores.

Vale lembrar que as dificuldades de aprendizagem não destinam apenas ao sistema educacional, o ser humano aprende mesmo antes de nascer e continua aprendendo durante sua existência.

Aqui, é necessária uma reflexão sobre a importância de pesquisar e ter conhecimento do que realmente o aprendiz sabe e do que ele não sabe. Não se deve rotular um aluno apenas por ele responder de forma diferente da forma esperada pela escola, mas se deve ter noção de como esse discente está construindo os conhecimentos que está adquirindo e por que está demonstrando um não aprender.

Para a criança atingir o sucesso na aprendizagem é preciso que a mesma supere determinadas integridades básicas através de oportunidades adequadas.

Saliento que, quando os “problemas na aprendizagem” surgem, este processo não é algo catastrófico e sem solução.

Trata-se de mostrar o caminho que o aluno está percorrendo sem as frustrações e condenações que se referem a não-aprendizagem.

A Psicopedagogia clínica procura compreender de forma global e integrada os processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais, orgânicos, e pedagógicos que interferem na aprendizagem, a fim de possibilitar situações que resgatam o prazer de aprender em sua totalidade. Incluindo a promoção da integração entre pais, professores, orientadores educacionais e demais especialistas que transitam no universo educacional do aluno. (BOSSA, 2007, p. 67).

O psicopedagogo através do seu conhecimento técnico busca trabalhar a postura, a disponibilidade e a relação com a aprendizagem, a fim de que o aluno torna-se o agente de seu processo, aproprie-se do seu saber, alcançando autonomia e independência para construir seu conhecimento e exercitar-se na tarefa de uma correta autovalorização.

Por Sandra Padula – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Psicóloga, Pedagoga, Neuropsicopedagoga e Fundadora do Espaço Diálogos do Saber

Referências
BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CÔRTES, Ana Rita Ferreira Braga. O estado do conhecimento acerca da psicopedagogia escolar no Brasil. Disponível em: Acesso em 14/03/2012.
MIRANDA, Maria Augusta Mota. A importância do psicopedagogo na instituição escolar. Disponível em:. Acesso em: 30/08/2011.
PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas. 1992.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central ao desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar.1976.
SCOZ… et al.; Silvia Amaral de Mello Pinto, (Coord.) – Psicopedagogia: contribuição para a educação pós-moderna. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: ABPp, 2003.
SISTO, F. F. Aprendizagem e mudanças cognitivas em crianças. Petrópolis: Vozes,1997.

Posts Relacionados

Dificuldades de aprendizagem e o reflexo no desempenho escolar OLHA EU AÍ!  VOCÊ JÁ OUVIU ESSA FRASE DO SEU FILHO? Todas as pessoas têm pontos fortes e pontos fracos na aprendizagem. Podemos ser muito bom em Hi...
A Leitura e o Equilíbrio Emocional. Um Desafio e tanto!! Tenho falado muito sobre as dificuldades de aprendizagem e principalmente sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), transtorno...
Como planejar os estudos do seu filho(a) O ano mal começou e seu(a) filho(a) já está com notas vermelhas e cheio de dificuldades na escola? Calma! Estamos ainda no segundo bimestre, portan...
Por que os meninos precisam brincar de casinha? Ainda hoje percebemos uma grande diferença na forma que meninos e meninas são educados. As meninas, quando pequenas, são incentivadas a brincar de ...
Como os pais podem contribuir na escola? Entenda como os pais podem contribuir com o desempenho dos estudos dos filhos na escola A relação entre os pais e a vida escolar dos filhos nem sempr...
Meu filho tem dificuldade para aprender. Quem devo procurar? Meu filho está com dificuldade de aprender. E agora? Quem devo procurar? Se o seu filho tem problemas em acompanhar as lições da escola e você acha q...
Psicopedagogia: O que faz um psicopedagogo? A psicopedagogia é uma área ampla e que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, mas existem pessoas que ainda não sabem exatamente o que faz um ...
Como o acompanhamento escolar melhora o desempenho na escola? Acompanhamento escolar como ajuda para melhorar o desempenho dos alunos na escola Sabemos que cada criança possui o seu ritmo quando o assunto é a ap...
Avaliação psicopedagógica: é realmente necessário fazer? Muitas vezes a família desconhecendo as necessidades da criança e a maneira de como lidar com alguns aspectos das dificuldades de aprendizagem, necess...
Psicopedagogo: Quando é indicado esse profissional? Quando devo procurar o Psicopedagogo? Quando é indicado esse profissional? Os problemas de aprendizagem preocupam pais, professores e todos que estão...
Psicopedagogia… Afinal do que se trata? was last modified: agosto 5th, 2018 by Sandra Padula

This post was last modified on 5 de agosto de 2018 19:36

Sandra Padula

Share
Publicado por
Sandra Padula

Posts Recentes

  • Déficit de Atenção - TDAH
  • Dificuldades de Aprendizagem

Qual a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem?

Descubra qual a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem É extremamente normal crianças em idade escolar apresentarem…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH
  • Dificuldades de Aprendizagem

Dislexia: Como é feita a intervenção?

Em nosso artigo de hoje você vai entender um pouco mais sobre a dislexia e as intervenções possíveis para o…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH

TDAH: Como lidar com crianças com déficit de atenção

Saiba como lidar com as crianças com déficit de atenção TDAH é a abreviação de Transtorno do Déficit de Atenção…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 12, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 12, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH

TDAH: Como lidar com crianças hiperativas?

Dentro do tema TDAH, vamos falar hoje especificamente sobre as crianças hiperativas O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade…

Atualizado em Oct 31, 2018 | Publicado em Oct 31, 2018 Atualizado em Oct 31, 2018 | Publicado em Oct 31, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH

TDAH: Conheça o papel do psicólogo no apoio à criança com TDAH

Qual papel do psicólogo no apoio à criança com TDAH? Em nosso artigo de hoje vamos entender qual é o…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Oct 16, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Oct 16, 2018
  • Dificuldades de Aprendizagem

Dificuldades de aprendizagem: Superdotaçao

Você já ouviu falar em crianças superdotadas? Se sim, qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? Aquelas crianças…

Atualizado em Aug 6, 2018 | Publicado em Aug 6, 2018 Atualizado em Aug 6, 2018 | Publicado em Aug 6, 2018