Psicologia para crianças: o que é e quais benefícios da psicologia infantil?

Você já parou para pensar que a infância é uma fase marcada por muitas mudanças? Sejam elas físicas, ou emocionais.

A criança nessa fase passa por diversas conquistas, e devido a infância ser conhecida como uma fase boa, de brincadeiras e sem problemas, os pais por vezes esquecem que tudo isso pode vir atrelado a sentimentos ruins, que nem sempre as crianças sabem lidar.

E você sabia que as crianças também podem ter problemas?

Na maioria das vezes relacionadas à adaptação, ou seja, na nova escola, com a separação dos pais, com a mudança de casa ou de cidade, entre outros.

As crianças sofrem tanto quanto os adultos a perda de um ente querido, podem desenvolver ansiedade e até depressão.

Ficou surpreso?

Pois é! Por isso hoje vamos trazer um pouco para os pais o que é a psicologia infantil e quais seus benefícios na vida de uma criança.

Confira.

O que é a psicologia infantil?

A psicologia infantil é a área da psicologia responsável por estudar, investigar e intervir nas manifestações psíquicas da criança, no nível cognitivo, físico, linguístico, emocional e social.

Toda essa análise é feita pela psicologia infantil através de variáveis do ambiente, e características biológicas e genéticas, as duas combinações resultam na influência do comportamento da criança, e como ela vai interagir com o seu meio.

A psicologia infantil tem como papel dar suporte a várias áreas da pediatria, dando orientação aos pais e atendendo também a família. Além de acolher as angústias, medos, e inseguranças da criança.

O psicólogo bem treinado vai perceber que fase do desenvolvimento a criança se encontra, e o que está originando aquele problema e/ou bloqueio emocional da criança.

Há idade para a psicologia infantil?

 A psicologia infantil é indicada para crianças a partir de 1 ano e 6 meses, até 16 anos.

Depois dos 16 anos é considerado psicoterapia do adolescente.

Na psicoterapia infantil o terapeuta por muitas vezes vai precisar da presença dos pais, o trabalho da psicologia infantil é um conjunto entre terapeuta, criança e pais.

psicologia infantil terapia

As crianças entendem?

 Essa é uma pergunta muito comum dos pais quando as crianças ainda são muito pequenas. Mas a resposta é que sim, as crianças conseguem entender o que se passa dentro da psicoterapia.

Lembrando que o terapeuta é treinado para usar linguagem, jogos, e brincadeiras certas para que a criança esteja em processo terapêutico.

Cada fase vai ter as suas particularidades e isso vai influenciar no modo em que o terapeuta lida com a criança.

Quais os benefícios da psicologia infantil?

 Vamos trazer alguns aspectos no qual os pequenos se beneficiam ao fazer um atendimento psicológico na infância, confira.

Expressão dos sentimentos:

O terapeuta em todas as sessões convida a criança a expressar os seus sentimentos, isso pode ser feito através de jogos, brincadeiras, encanações ou desenhos.

A criança vai ter um espaço semanal onde vai ser acolhida e ouvida de forma diferente, principalmente por o terapeuta representar alguém de confiança, fora do ambiente familiar. Ou seja, na sessão a criança não terá medo de punições, e o terapeuta infantil vai saber interpretar de forma correta cada manifestação da criança.

É saudável poder expressar sentimentos de raiva, culpa, alegria, tristeza. A criança se sentirá mais aliviada e compreendida.

Descobrir a origem dos comportamentos:

É muito importante para o futuro da criança, e para o cotidiano dos pais saber o porquê a criança está se comportando de tal maneira, isso faz com que os pais já conheçam desde cedo alguns aspectos de comportamento dos filhos.

Descobrir o porquê a criança apresenta tal sintoma ou comportamento melhora a relação pais e filhos, além dos pais saberem a melhor forma de agir perante aquela situação e/ou problema.

Alívio de sintomas:

Muitas crianças apresentam sintomas ansiosos e até depressivos durante a infância e quando o terapeuta juntamente com a família cria intervenções os sintomas vão indo embora.

E, assim como um adulto, a criança sente-se mais feliz quando sentimentos que as incomodam se vão, nesse caso cria-se uma melhor qualidade de vida para a criança, fazendo com que ela se sinta mais feliz longe desses sintomas.

Aumenta o crescimento emocional:

Com as intervenções corretas desde cedo, todos os benefícios listados anteriormente fazem com que a criança tenha um maior crescimento emocional, sabendo lidar melhor com seus sentimentos no presente, e no futuro.

psicologia infantil beneficio

Viu como é importante cuidar da saúde mental das crianças? Sempre que achar necessário procure um profissional para avaliar seu filho.

Muitos pais vezes deixamos para depois, e a criança pode desenvolver sintomas ou transtornos mais graves, por isso é importante que tanto os pais quanto a escola estejam atentos aos sinais.

Lembrando que é completamente normal em alguma fase da infância as crianças irem ao psicólogo.

E se você gostou do nosso artigo de hoje não deixe de continuar em nossa página e conferir as novidades.

Por Sandra Padula – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Psicóloga, Pedagoga, Neuropsicopedagoga e Fundadora do Espaço Diálogos do Saber

Posts Relacionados

Psicologia infantil: Para que serve e sua importância Você que tem uma criança em casa, ou trabalha diretamente com uma já ouviu falar em psicologia infantil? A área é de extrema importância para as cr...
Psicologia: Quando devo levar meu filho ao psicólogo? Saiba o momento certo de levar o seu filho ao psicólogo Uma dúvida muito comum dos pais é saber quando levar seu filho a um psicólogo, se é mesmo alg...
Share This