O que é o psicodiagnóstico

O psicodiagnóstico é o processo de avaliação inicial onde se obtém as informações mais relevantes sobre a estrutura psíquica, mental e emocional do cliente e seu dinamismo, identificando os traços de sua personalidade, seu processo criativo em lidar com as situações da vida, e que vai permitir ao psicólogo identificar e compreender amplamente a queixa e o possível distúrbio que o cliente apresenta e instrumentalizam o terapeuta a formular hipóteses diagnósticas mais precisa.

Inicialmente ocorre a anamnese que consiste em entrevista detalhada e minuciosa sobre a história de vida do paciente e testes selecionados em função da queixa apresentada. Quando o atendimento é realizado com crianças a entrevista inicial é com os pais, é necessário sessões de ludodiagnóstico com a criança, e se a queixa for escolar, entrevista com professores ou outras figuras importantes na vida da criança.

O ludodiagnóstico é utilizado com crianças e consiste em observar a criança brincar com os objetos previamente selecionados em função da queixa trazida pelos pais. É considerada a idade cronológica da criança e o que é esperado para cada idade de acordo com o desenvolvimento cognitivo.

Quando ocorre um quadro com várias queixas o psicodiagnóstico auxilia a esclarecer as condições emocionais e intelectuais, tanto em crianças, adolescentes ou adultos, até mesmo para um diagnóstico diferencial (transtornos) e ou distúrbio de aprendizagem.

Dentro do processo de psicodiagnóstico são utilizados alguns tipos de testagem: psicométrica (avaliam o coeficiente de inteligência), projetiva (projeções internas: medo, conflitos, preocupações e dificuldades emocionais), observação clínica, entre outros.

.

O psicodiagnóstico geralmente consiste em quatro fases: A anamnese (entrevistas iniciais), aplicação de testes, ludodiagnóstico (se for criança), entrevista devolutiva. A partir desse momento é indicado o tratamento se for necessário (psicoterapia, fonoaudiologia, reforço escolar) ou o encaminhamento ao neurologista, psiquiatra e outros.

O processo psicodiagnóstico completo pode variar de caso para caso, pode levar de seis a oito sessões. O psicodiagnóstico somente o psicólogo pode realizar em um espaço apropriado (consultório/clínica).

 

Blog

TDAH: Como lidar com crianças com déficit de atenção

Saiba como lidar com as crianças com déficit de atenção TDAH é a abreviação de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Transtorno que pode ser encontrado de forma bem recorrente em crianças. Os primeiros sintomas acontecem antes dos 7 anos de idade, e...

TDAH: Como lidar com crianças hiperativas?

Dentro do tema TDAH, vamos falar hoje especificamente sobre as crianças hiperativas O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é diagnosticado em várias crianças no Brasil. O transtorno é considerado recente, mas não porque só agora começaram a ter...

TDAH: Conheça o papel do psicólogo no apoio à criança com TDAH

Qual papel do psicólogo no apoio à criança com TDAH? Em nosso artigo de hoje vamos entender qual é o papel do psicólogo dentro do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). É importante observarmos o papel desse profissional, uma vez que o TDAH é...

NOSSO ENDEREÇO: Rua do Sol, 106 - Vila Assunção - Santo André - SP

TELEFONE: 11 3705-2005

WHATSAPP: 11 97442-7030

FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta: 8h as 20h |  Sábado: 9h as 12h

Agende seu horário