Problemas de Visão e audição podem prejudicar o aprendizado. Muitas vezes procuramos respostas para as dificuldades de aprendizagem dos nossos filhos, e nessa busca é comum nos esquecermos do óbvio. Problemas de audição e visão são comuns em crianças em idade escolar, e pode influenciar no rendimento. Eles devem ser descartados antes de qualquer outra causa.

 Problemas de visão mais comuns nas crianças

 Alguns problemas são banais e têm uma resolução simples, mas as vezes passam despercebidos. Além dos pais, os educadores e professores são fortes aliados do oftalmologista para o diagnóstico de problemas visuais em crianças. Os mais comuns, são:

Miopia

Na miopia a criança não consegue enxergar de longe, mas de perto não há nenhum problema. Na escola as manifestações da miopia vêm na troca de letras, ou em copiar muito errado da lousa as palavras. E por outro lado, não apresenta dificuldades na leitura das palavras, ou em ditados. Em casa os pais podem perceber dificuldade quando os filhos estão vendo televisão, por exemplo. Ou em brincadeiras que envolvem objetos longe.

Hipermetropia

Ao contrário da miopia aqui a criança tem dificuldade em focar imagens quando elas estão perto, mas dependendo do grau da hipermetropia a criança começa ver mal de longe também.

Os professores podem perceber os sinais quando a criança está fazendo trabalhos manuais, ou quando conseguem se concentrar no caderno, mas logo depois já se desfocam e não querem fazer. A criança por ser muito nova às vezes, e não consegue explicar que está vendo desfocado. Essas  crianças que podem ser confundidas como desatentas pelo professor.

Em casa os pais podem notar quando as crianças caiem muito, ou se mostram muito desastrados nas atividades, podendo até gerar alguns problemas no desenvolvimento motor, já que a criança pode ter medo de andar.

Ambliopia

A ambliopia é curiosa já que a criança tem uma visão boa em um olho, e má no outro. É comum em crianças que apresentam hipermetropia ou astigmatismo. Essa condição tem que ser percebida rapidamente, o que nem sempre é fácil, pois o olho bom pode compensar o olho ruim, fazendo com que a criança não demonstre sinais em casa ou na escola. Se não corrigido logo pode levar ao estrabismo.

Daltonismo

O daltonismo é uma condição genética que pode ser facilmente detectada em idade escolar. As dificuldades na escola podem ser porque se desconcentram na hora de ver as cores da louça, podendo até não ver por ser daltônico. Como confundem as cores os pais e professores podem logo perceber em atividades de desenhos, de pintura, ou até mesmo em uma simples brincadeira na hora de ensinar as cores.

Os oftalmologistas dizem que as primeiras consultas das crianças são feitas quando nascem e com cerca de 6 meses pelo pediatra, depois os pais tem que levar a criança até os 3 anos novamente, depois dos 3 anos é recomendado que a criança passe a cada 2 anos no oftalmologista se não tiver nenhum problema detectado.

 Problemas auditivos em crianças

 Sabemos que a avaliação da audição deve começar desde cedo, inclusive existem testes obrigatórios nas maternidades. Porém, mesmo estando tudo bem nos primeiros exames, a criança pode apresentar um declínio auditivo ao longo do seu desenvolvimento.

Algumas causas são genéticas e outras podem ser relacionadas a infecções de ouvido ou desconhecidas (quando a pessoa não apresenta histórico de surdez na família).

Às vezes nem nos damos conta que a criança está passando por algum problema de ordem auditiva. E, de fato, não são problemas de fácil identificação, mas alguns sinais que a criança apresenta podem deixar os pais atentos para procurarem ajuda.

  • Baixo desempenho escolar: O bom funcionamento do ouvido é essencial para o aprendizado e rendimento da criança na escola. Tendo dificuldade na hora da alfabetização ou trocando fonemas e letras. Muitas vezes os pais e os professores acreditam que é desatenção ou alguma dificuldade específica a nível cognitivo, mas a verdade é que a criança mal está ouvindo a informação transmitida pelo professor;
  • Hiperatividade: A criança pode ser facilmente percebida como hiperatividade pelos pais e professores, já que não conseguem se ajeitar em uma posição confortável para ouvir os ruídos do ambiente e estão sempre em busca disso;
  • Não obedece algumas ordens: Se a criança simplesmente não obedecer alguma regra ou solicitação de pais e professores podem possuir zumbido no ouvido ou perda auditiva;
  • Reclama de barulhos baixos: A hipersensibilidade auditiva também pode ser bem comum, fazendo a criança se incomodar com pequenos barulhos e até ruídos.

Ao perceber algum desses sinais, é importante que os pais procurem o otorrino e realizem testes de audiometria (que podem ser realizados à partir dos 4 anos). O diagnóstico é importante para a intervenção rápida. 

O papel do psicólogo e do psicopedagogo

Em alguns casos a criança vai precisar de uma estratégia de aprendizagem com estímulos diferentes que poderá ser montada pelo psicopedagogo.

O psicólogo pode ajudar com as questões relacionadas à aparência física, que alguns problemas desses podem trazer, e também com sentimentos das crianças acerca dessas limitações auditivas ou de visão. Além de ajudar os pais a perceberem esses sinais.

Agora que você já sabe que problemas de visão e audição podem trazer dificuldades de aprendizagem, continue lendo sobre os outros bloqueadores.

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: 7 BLOQUEADORES QUE PREJUDICAM AS CRIANÇAS A APRENDER NA ESCOLA

Por Sandra Padula – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Psicóloga, Pedagoga, Neuropsicopedagoga e Fundadora do Espaço Diálogos do Saber

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