Ainda hoje percebemos uma grande diferença na forma que meninos e meninas são educados.

As meninas, quando pequenas, são incentivadas a brincar de casinha, de mamãe, ajudar nas tarefas domésticas “sempre ajudando a mãe”. O que está por trás desse comportamento é que ela saberá cuidar de sua casa, do seu filho (a), e do seu marido.

Enquanto isso… os meninos crescem brincando de bola, super-heróis, lutas e o pior, não ajudando em nada nas tarefas de casa, pois as mães acham os meninos desastrados para tal tarefa.

Você deve estranhar eu colocar as “mães”, sim as mães porque essas quando crianças foram educadas a serem a “rainha do lar”, a “mãe cuidadora e zelosa” aquela que tem a responsabilidade de limpar, cuidar, e ser ótima esposa, então educar um menino para a vida significa “ter alto reconhecimento profissional e social”.

Essa diferença na educação entre meninos e meninas merece uma atenção especial, esses meninos um dia se tornarão homens que não saberão conviver em família porque acreditarão que a única responsável pelas tarefas domésticas, pela educação dos filhos e o cuidado em manter a relação afetiva entre o casal é da mulher, assim perpetua o conceito que o homem não tem responsabilidade sobre as tarefas domésticas.

Quando os pais chegam no Espaço Diálogos do Saber e falam sobre os desafios e as dificuldades em exercer um bom papel de educadores, eu sempre digo “Ninguém nos ensina ser pai ou mãe, aprendemos ser pai ou mãe…sendo pai ou mãe”.

No entanto, diante dessa situação, não podemos esquecer que aprendemos ser pai ou mãe por meio dos modelos dos nossos pais, ou seja, muitas vezes repetimos a educação da qual tivemos, mesmo desejando educar nossos filhos de forma diferente.

Educar é uma tarefa dificílima, muitas vezes não sabemos como agir. Contudo dentro desse universo uma coisa se sabe, não podemos educar nossos filhos como fomos educados.

Em uma entrevista a Carl Gustav Jung realizada pela BBC em 1959, foi lhe perguntado como foi sua educação, ele respondeu: “eles pertenciam à época posterior à Idade Média. Meu pai era um pastor protestante do campo e você pode imaginar como eram as pessoas naquela época, em 1870. Elas tinham as mesmas convicções que regiam a vida das pessoas há mil e oitocentos anos”. Novamente você deve estar se perguntando, e o que tem a haver a educação dos meus filhos com a educação dada a Jung?

Posso afirmar que tudo, se você não repensar os conceitos, os tabus e os padrões sociais da qual você foi educado (a) a sua tendência é repetir essa “educação” e quem vai sofrer serão seus filhos (as), seja ele menino ou menina, pois não estarão preparados para enfrentar a sociedade moderna.

É preciso educar da mesma forma meninos e meninas para que esses quando se tornarem adultos terem a inteligência emocional, afetiva e psicológica para construir uma vida em família com a responsabilidade de compartilhar, dividir e assumir para si as tarefas domésticas, a educação dos filhos (as), o compromisso de fazer feliz o outro não importando se é esse outro é o homem ou a mulher.

Dessa maneira evitaremos inúmeros conflitos na vida familiar e social, discussões no trânsito, assédio moral nas empresas, e os divórcios onde os filhos (as) estão presentes em meio a uma guerra.

Quando homens adultos, são inteligentes emocionalmente que não sofrem com o seu “papel” de homem, pai, profissional, uma pessoa que respeita o outro, sejam elas homens ou mulheres. Que quando estão em uma relação familiar e ou conjugal veja a sua mulher além de esposa e mãe, que veja como sua parceira com os mesmos direitos e deveres.

E essas meninas… quando adultas que consigam ser elas mesmas, sem a necessidade de agradar o outro o tempo todo.

Mulheres que se respeitam e se agradam a si mesmas, que respeitam suas particularidades. Que acreditem que podem ser quem desejarem, ser uma grande gestora, pilota de avião, engenheira, economista e ao mesmo tempo mãe e esposa.

Por Sandra Padula – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Psicóloga, Pedagoga, Neuropsicopedagoga e Fundadora do Espaço Diálogos do Saber

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