Endereço

Rua do Sol, 106 – Vila Assunção – Santo André

Agende seu horário

Ligue 11 3705-2005 ou envie mensagem para o Whatsapp 11 97442-7030

Horário de Atendimento

Segunda a sexta: 8h as 20h
Sábado: 9h as 12h

Neuropsicopedagogia: Atendimento com neuropsicopedagoga em Santo André no Grande ABC

O termo neuropsicopedagogia diz respeito à junção da neurociência, da pedagogia e da psicologia.

A neuropsicopedagogia surgiu da necessidade de interligar essas áreas com o objetivo de estudar e compreender a maneira como o cérebro interage com a mente e o aprendizado, por meio de métodos científicos.

Essa necessidade se deu pelo fato de cada vez mais ser necessário avaliar novas metodologias e estudos mais aprofundados na área psíquica e neurológica das crianças e dos adolescentes.

A neuropsicopedagogia envolve a neurociência direcionada à área da educação, interligando a pedagogia e a psicologia cognitiva, para estudar o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, tanto no aspecto pessoal, quanto no educacional e social.

A neuropsicopedagogia tem, portanto, como foco principal estudar o funcionamento do cérebro humano, como ele aprende e como retém esse aprendizado. E está fundamentada nos conhecimentos das áreas da neurociência cognitiva, da psicologia cognitiva, da pedagogia e da psicologia, tendo como embasamento as teorias de aprendizagem e estratégias do ensino-aprendizagem e conhecimentos neuropsicocognitivos, promovendo uma visão ampla sobre a criança ou o adolescente.

O profissional neuropsicopedagogo é aquele que possui a formação e o conhecimento pedagógico e neuropsíquico, tendo como princípio identificar e estimular as potencialidades cognitivas do indivíduo, seja qual for sua dificuldade de aprendizagem ou problema neuropsíquico que possua. Isso se dá pelo conhecimento do funcionamento da programação dos seus agentes neurais.

O neuropsicopedagogo está habilitado para orientar os pais e responsáveis, assim como, docentes da área de educação, quanto ao entendimento neuropsíquico e cognitivo da criança e do adolescente. Para promover a inclusão desses alunos com dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar, para que possam evoluir nos estudos e melhorar seu desempenho na escola.

O neuropsicopedagogo está habilitado a identificar os sintomas, as causas e a origem das dificuldades de aprendizagem, tais como: bloqueios de aprendizagem, bloqueios emocionais, transtornos, síndromes, distúrbios comportamentais ou neurológicos.

Da mesma forma, pode indicar o melhor tratamento para cada caso específico, seja indicando um neuropediatra, um fonoaudiólogo, um psicanalista, um psicólogo, entre outros profissionais que possam atuar com o indivíduo de acordo com o seu diagnóstico.

Nós do Diálogos do Saber dispomos de uma profissional formada em neuropsicopedagogia, psicologia, pedagogia e mestre em educação, trazendo para a criança ou adolescente a segurança de um diagnóstico preciso e do tratamento mais adequado e completo para cada necessidade específica da criança e do adolescente.

Para mais informações e agendamento de um horário com a nossa neuropsicopedagoga Sandra Padula em nossa sede em Santo André FALE CONOSCO

 

Blog

Dislexia: Como é feita a intervenção?

Em nosso artigo de hoje você vai entender um pouco mais sobre a dislexia e as intervenções possíveis para o melhor tratamento. Confira. O que é a dislexia? Antes de começarmos a falar sobre as intervenções é muito importante entendermos do que se trata a dislexia. A...

TDAH: Como lidar com crianças com déficit de atenção

Saiba como lidar com as crianças com déficit de atenção TDAH é a abreviação de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Transtorno que pode ser encontrado de forma bem recorrente em crianças. Os primeiros sintomas acontecem antes dos 7 anos de idade, e...

NOSSO ENDEREÇO: Rua do Sol, 106 - Vila Assunção - Santo André - SP

TELEFONE: 11 3705-2005

WHATSAPP: 11 97442-7030

FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta: 8h as 20h |  Sábado: 9h as 12h

Agende seu horário