Categorias: Desempenho Escolar

Família e desempenho escolar: Qual a relação entre ambos?

Você pai, mãe, avós, educador ou cuidador já parou para pensar que tudo que a criança vivencia em casa pode ter uma relação com o desempenho escolar? E que as notas que sua criança tira mostra além do aprendizado formal visto na escola?

Pois é, se essas questões nunca passaram pela sua cabeça está na hora de começar a pensar, e para iniciar essa reflexão preparamos um texto pra você.

A importância da família no desempenho escolar dos filhos

Hoje em dia vivemos em tempos de imediatismo, competição e por vezes, muita correria. Essas palavras são familiares para muitos pais, e ecoam no cotidiano da criança.

Os pais tendem a pensar sempre no melhor para os filhos, por isso os colocam em grandes escolas, e pagam um preço alto por isso, acreditando que a criança sairá com boas notas, boa formação e com uma grande educação.

E aí que está o erro de muitos pais atualmente: achar que a melhor escola basta.

Claro que boas escolas disponibilizam de diversos recursos, e dos melhores profissionais capacitados, mas se tudo que foi aprendido na escola, não foi reforçado em casa, o aprendizado não é tão efetivo para a criança.

A família e a escola são as primeiras, e mais importantes entidades que formam a criança, em todas as áreas, cognitiva, física, socais e emocional. Sendo uma extensão da outra.

Por quantos anos a rotina da criança não é ir da escola para a casa?

Da casa para a escola?

O tempo em ambas é similar. Principalmente se falarmos de colégios em tempo integral, ou de outras atividades educativas que muitas crianças realizam na própria escola.

Por conta desse tempo, muitas coisas ruins que acontecem na escola, como bullying, dificuldades de aprendizagem ou problemas com colegas e professores podem influenciar o comportamento da criança em casa.

A criança pode passar a ficar mais isolada, retraída, irritada, e até agressiva. O contrário também acontece, muitas crianças tem um ambiente reforçador na escola, onde conseguem socializar, aprender e interagir com os colegas, quando chega em casa não conseguem ter um diálogo com os pais, não tem um ambiente de estudos, não tem regras ou horários, ou não tem quem se interesse o bastante por suas atividades escolares.

Essa descontinuação que ocorre quando a criança chega em casa pode atrapalhar e muito o seu desempenho escolar, pois a mesma tende a se sentir desmotivada, ou frustrada.

E, no caso de crianças que não possuem limites ou regras em casa, vão demorar a se adaptar muito mais ao ambiente escolar, a falta de adaptação ao ambiente também é um forte preditor para o mau desempenho.

Por outro lado muitas crianças têm dificuldades ou falta de adaptação a escola por si só, é natural. Mas com um ambiente familiar que favoreça e motive o aprendizado da criança ela facilmente muda os seus resultados.

Várias pesquisas recentes feitas na área da educação tentam comprovar cientificamente, o quanto a família pode estar ligada ao desempenho escolar da criança. Por exemplo, há pesquisas que indicam que após a separação dos pais, ou a vivência do luto por perder alguém especial, muitas crianças caiem nos seus resultados escolares. Algumas de forma pequena, outras de forma considerável.

Esses resultados nos mostram que fatores emocionais estão ligados com o aprendizado, sendo facilitador, ou dificultador. Crianças que vivenciam boas emoções e afetividade em casa tem maior chance de aprenderem melhor no ambiente escolar, o que influência no desempenho final.

Por outro lado, crianças que não têm um ambiente facilitador emocional, ou seja, sem afeto, atenção, cuidado, com brigas constantes, tendem a ter um desempenho escolar mais baixo, e consequentemente um desempenho escolar insatisfatório.

Claro que alguns problemas familiares podem acontecer, por isso, os pais têm que comunicar a escola quando a família estiver passando por um momento difícil. É importante a escola saber, e dispor de recursos que ajudem a criança nessa fase. Com consultas psicológicas para esses casos, a criança também pode recuperar seu desempenho escolar satisfatório.

Por tudo isso é de extrema importância que os pais participem da vida escola do filho. Reserve horas do seu para olhar o caderno. Perguntem como foi o dia e o aprendizado na escola, ajudem seu filho nas atividades escolares. E mais do que isso, é muito importante e, gera consequência no desempenho escolar, que os pais tenham momentos de lazer com seus filhos, e de afetividade.

É importante também que os pais sejam participativos na escola, e não procurem os canais de comunicação escolares só quando houver algum problema. Converse com os professores, com a direção, tenha um bom diálogo com as pessoas que cuidam diariamente do seu filho, temos certeza que isso só vai trazer bons resultados escolares, e pessoais para a criança.

E se você gostou do tema de hoje continue em nosso site e confira outros posts com temas relacionados.

Posts Relacionados

Dificuldades de aprendizagem e o reflexo no desempenho escolar OLHA EU AÍ!  VOCÊ JÁ OUVIU ESSA FRASE DO SEU FILHO? Todas as pessoas têm pontos fortes e pontos fracos na aprendizagem. Podemos ser muito bom em Hi...
Como planejar os estudos do seu filho(a) O ano mal começou e seu(a) filho(a) já está com notas vermelhas e cheio de dificuldades na escola? Calma! Estamos ainda no segundo bimestre, portan...
Como ajudar seu filho a se concentrar nos estudos Sabemos que a incapacidade de manter a atenção pode prejudicar a criança não só na escola, como em outras atividades durante a sua vida. Entenda como...
Como os pais podem contribuir na escola? Entenda como os pais podem contribuir com o desempenho dos estudos dos filhos na escola A relação entre os pais e a vida escolar dos filhos nem sempr...
Meu filho tem dificuldade para aprender. Quem devo procurar? Meu filho está com dificuldade de aprender. E agora? Quem devo procurar? Se o seu filho tem problemas em acompanhar as lições da escola e você acha q...
Como o acompanhamento escolar melhora o desempenho na escola? Acompanhamento escolar como ajuda para melhorar o desempenho dos alunos na escola Sabemos que cada criança possui o seu ritmo quando o assunto é a ap...
7 Dicas para os pais acompanharem a vida escolar dos filhos Saiba como os pais podem e devem acompanhar a vida escolar dos filhos. Muitos pais acreditam que colocar seus filhos em escolas boas e com profission...
Família e desempenho escolar: Qual a relação entre ambos? was last modified: novembro 30th, 2018 by Sandra Padula

This post was last modified on 30 de novembro de 2018 13:00

Sandra Padula

Share
Publicado por
Sandra Padula

Posts Recentes

  • Déficit de Atenção - TDAH
  • Dificuldades de Aprendizagem

Qual a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem?

Descubra qual a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem É extremamente normal crianças em idade escolar apresentarem…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH
  • Dificuldades de Aprendizagem

Dislexia: Como é feita a intervenção?

Em nosso artigo de hoje você vai entender um pouco mais sobre a dislexia e as intervenções possíveis para o…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH

TDAH: Como lidar com crianças com déficit de atenção

Saiba como lidar com as crianças com déficit de atenção TDAH é a abreviação de Transtorno do Déficit de Atenção…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 12, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 12, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH

TDAH: Como lidar com crianças hiperativas?

Dentro do tema TDAH, vamos falar hoje especificamente sobre as crianças hiperativas O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade…

Atualizado em Oct 31, 2018 | Publicado em Oct 31, 2018 Atualizado em Oct 31, 2018 | Publicado em Oct 31, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH

TDAH: Conheça o papel do psicólogo no apoio à criança com TDAH

Qual papel do psicólogo no apoio à criança com TDAH? Em nosso artigo de hoje vamos entender qual é o…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Oct 16, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Oct 16, 2018
  • Dificuldades de Aprendizagem

Dificuldades de aprendizagem: Superdotaçao

Você já ouviu falar em crianças superdotadas? Se sim, qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? Aquelas crianças…

Atualizado em Aug 6, 2018 | Publicado em Aug 6, 2018 Atualizado em Aug 6, 2018 | Publicado em Aug 6, 2018