Descubra qual a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem

É extremamente normal crianças em idade escolar apresentarem dificuldades, que podem ser em uma matéria específica ou em várias disciplinas. Mas quando isso está dentro da normalidade, sendo uma simples dificuldade, e quanto isso se enquadra em transtorno de aprendizagem?

Os dois conceitos são bem diferentes. E os pais, educadores e outros profissionais que lidam diretamente com as crianças devem ter esse conceito bem claro para que o desenvolvimento da dos pequenos não seja prejudicado.

Pensando nisso o nosso artigo de hoje vai definir as principais diferenças entre os dois conceitos. Confira.

Transtorno de aprendizagem

 O transtorno de aprendizagem pode ser uma inabilidade da criança em uma área específica, onde a mesma não consegue atingir o nível de desenvolvimento esperado para sua idade, assim não acompanha os colegas de classe.

Geralmente as crianças que apresentam o transtorno de aprendizagem dão sinais bem cedo de que algo não anda bem. Mas para ter certeza, é necessária a intervenção de um profissional, para que o diagnostico correto seja feito.

A origem do transtorno é uma mistura de aspectos biológicos, fatores genéticos e ambientes, tudo isso vai influenciar diretamente a capacidade do cérebro para receber e processas todas as informações.

A comunidade científica ainda está lutando para esclarecer melhor as causas, já que houve um aumento grande nos últimos tempos de crianças com os transtornos de aprendizagem.

Na verdade, acredita-se que isso começou a ser reparado por pais ou profissionais recentemente, pois antigamente muitas crianças poderiam já sofrer com o transtorno, sem que fossem diagnosticadas.

O que pode causar o transtorno, segundo a literatura, é:

  • Doença cerebral ou traumatismo
  • Comprometimento visual ou auditivo quando não corrigido
  • Comprometimento da inteligência global
  • Falta de oportunidade para aprender
  • Mudança de escola (a nível de descontinuidade educacional, mudar a cada mês, no meio do bimestre, por exemplo)

Como podemos ver o principal sintoma do transtorno é mesmo um rendimento abaixo da média comparado as crianças da mesma idade. Devemos deixar claro que a criança pode ter um desenvolvimento normal, ou seja, falar bem, ter capacidade de andar, correr e todas as coisas. Dessa forma, o transtorno vai afetar somente a capacidade de aprender.

Devemos ressaltar que uma criança com transtorno de aprendizagem jamais é incapaz!

Ela precisa de um tempo, um ritmo maior, outras técnicas, mas pode chegar ao mesmo nível de todos os seus colegas de classe. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é um retardo mental, a criança pode ter uma vida completamente normal, quando tratado de forma adequada.

Devemos lembrar que o transtorno de aprendizagem pode estar somente em um nível, por exemplo, a criança pode ter capacidade de ler e escrever, no entanto vai muito mal em matemática e números. Do mesmo jeito que a criança pode apresentar dificuldades em todos os setores.

Lembra que falamos que o transtorno de aprendizagem é visto no começo da idade escolar?

O histórico escolar da criança pode ser um grande aliado na hora do diagnostico correto, já que dificilmente essa criança vai apresentar bons resultados logo de início.

Tipos de transtorno de aprendizagem:

  • Transtorno de leitura os dislexia: Problemas para identificar ou reconhecer palavras ortografias, decodificação de palavras
  • Transtorno de escrita: Problemas mais voltadas para construir a caligrafia e a ortografia
  • Transtorno de matemática: Também conhecido como discalculia aqui o distúrbio está relacionado com dificuldades severas em matemática

O tratamento para o transtorno de aprendizagem

O melhor tratamento é a ação de uma equipe multiprofissional de psicopedagogo, fonoaudiólogo e psicólogo! Há casos onde a medicação é necessária, mas isso deve ser avaliado com a equipe que atende a criança, juntamente com o médico.

Dificuldade de aprendizagem

Como comentamos acima, o transtorno de aprendizagem é facilmente reconhecido logo quando a criança se inicia na etapa escolar. Pois bem, com a dificuldade de aprendizagem a situação é diferente.

Na dificuldade de aprendizagem temos um quadro no qual a criança pode sempre ter tirado boas notas ou até mesmo que tenha já tirado notas acima da média e de repente passa a apresentar resultados diferentes, resultando em um péssimo desempenho.

Embora em muitos casos fique a impressão de que esse processo ocorre de repente, sem nenhuma causa aparente, nenhuma mudança ocorre sem que haja um motivo, e nesse caso não é diferente.

Se a criança nunca apresentou problemas de aprendizagem na escola, mas de uma hora para outra passou a cair no desempenho escolar apresentando dificuldades, tenha a certeza de que há um motivo que precisa ser descoberto.

Mas diferente do transtorno de aprendizagem, não é algo biológico ou genético, por exemplo!

As coisas nesse caso estão bem mais ligadas ao nível emocional e até adaptativo.

Vamos dar alguns exemplos de situações que podem desencadear uma dificuldade de aprendizagem:

  • Mudança de série
  • Mudança de escola
  • Mudança de professor
  • Mudança de cidade
  • Mudança de casa
  • Separação dos pais
  • Morte de um ente querido
  • Chegada de um irmão
  • Falta de sono
  • Mudança na rotina

Esses são só alguns exemplos, mas o que podemos ver com isso?

Vemos que a dificuldade pode estar associada a um momento que a criança está passando, onde falta adaptação.

Portanto, estamos falando de eventos transitórios, que quando passar ou quando a criança se adaptar à nova situação, a dificuldade vai desaparecer.

A criança precisa de todo suporte nesse momento. A escola deve entender a fase que a criança está passando. E por parta da família, deve dar todo apoio necessário para que a adaptação às novas condições aconteça. Além disso, também pode procurar ajuda de um psicólogo, para que ele compreenda melhor o que está acontecendo e ajuda a criança nessa adaptação e nesse sofrimento que ela deve estar passando.

Transtorno de aprendizagem x dificuldade de aprendizagem

 Como vimos o transtorno de aprendizagem é algo bem mais grave e que necessita de um tratamento específico de diversas áreas. O tratamento vai ajudar, mas a criança sempre vai apresentar um ritmo de aprendizagem diferente das demais crianças da sua idade.

Já a dificuldade é algo transitório e ligado ao nível emocional, onde a família, o tempo e profissionais capacitados podem atuar para que essa dificuldade apareça, e a criança volte para o seu ritmo normal. O profissional mais adequado para esses casos é o psicopedagogo, neuropsicopedagogo e o psicólogo.

E se você gostou do nosso artigo de hoje continue em nosso site e confira muito mais.

Por Sandra Padula – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Psicóloga, Pedagoga, Neuropsicopedagoga e Fundadora do Espaço Diálogos do Saber

Posts Relacionados

Dislexia: Como é feita a intervenção? Em nosso artigo de hoje você vai entender um pouco mais sobre a dislexia e as intervenções possíveis para o melhor tratamento. Confira. O que é a dis...
Déficit de Atenção: O que os pais precisam saber O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um  transtorno, não uma doença, que gera grandes dúvidas. Em geral, os sintomas manife...
A Leitura e o Equilíbrio Emocional. Um Desafio e tanto!! Tenho falado muito sobre as dificuldades de aprendizagem e principalmente sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), transtorno...
Dificuldades de aprendizagem: Conheça o 3 pontos básicos A dificuldade de aprendizagem é um problema que atinge muitas crianças e adolescentes. Não é fácil lidar com uma pessoa que apresenta dificuldade de ...
TDAH: Conheça o papel do psicólogo no apoio à criança com TDAH Qual papel do psicólogo no apoio à criança com TDAH? Em nosso artigo de hoje vamos entender qual é o papel do psicólogo dentro do Transtorno de Défic...
TDAH: Como lidar com crianças com déficit de atenção Saiba como lidar com as crianças com déficit de atenção TDAH é a abreviação de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Transtorno que pode...
TDAH: Como lidar com crianças hiperativas? Dentro do tema TDAH, vamos falar hoje especificamente sobre as crianças hiperativas O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é diag...
Dificuldades de aprendizagem: 7 bloqueadores que prejudicam as crianças a aprend... Sabemos o quanto é comum uma dificuldade ali ou outra aqui no processo de aprendizagem, mas a grande dificuldade dos pais é identificar o momento que ...
Dificuldades de aprendizagem: Superdotaçao Você já ouviu falar em crianças superdotadas? Se sim, qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? Aquelas crianças super inteligentes e que entendem ...
Dificuldades de aprendizagem: Sobrecarga É comum que a vida adulta seja marcada para uma competição de habilidades, mas e quando todo esse nosso ritmo de competição começa a afetar os nossos ...
Share This