Saiba como os pais podem e devem acompanhar a vida escolar dos filhos.

Muitos pais acreditam que colocar seus filhos em escolas boas e com profissionais capacitados é a chave para o sucesso escolar. Mas só isso não basta.

Os pais têm um papel ativo e fundamental para que o desenvolvimento, e o rendimento escolar da criança seja satisfatório. Sabemos que por conta da correria da rotina alguns aspectos acabam sendo deixados de lado pelos pais, mas é importante que faça parte da rotina dos pais o envolvimento com a vida escolar dos filhos.

Pensando nisso hoje trouxemos dicas para vocês de como acompanhar a vida escolar dos filhos, já anotem todas.

1 – Pergunte o que seu filho aprendeu

Além de você ficar por dentro do que seu filho tem aprendido na escola você ainda vai demonstrar interesse pela vida escolar dele.

Outra coisa bem legal é tentar mostrar como o que ele aprendeu pode o ajudar no dia – a – dia, com exemplos práticos que podem aprimorar seu conhecimento, e ajudar na fixação da matéria.

As crianças costumam gostar que os pais falem sobre a sua vida escolar quando tinham a mesma idade, procure comentar com seu filho que já aprendeu aquilo anteriormente, e o que achou sobre isso, etc.

2 – Ajude seus filhos com a tarefa

Ajudando seus filhos na tarefa você já pode ter uma boa noção de como anda seu desempenho, onde estão suas dificuldades e quais matérias ele tem mais facilidade de aprendizado.

Além de ser um momento que pode se tornar gostoso entre família. É importante que você tira um tempo pra fazer isso, não é legal ajudar nas tarefas quando tiver apressado pois pode pressionar a criança a terminar logo, também é preciso paciência pra lidar com os erros, e nunca fazer pela criança, mas o incentivar a pensar como se faz.

3 – Incentive o estudo diário

É importante que a criança seja incentivada a ter rotina nos seus estudos (pelo menos nos dias de semana), os pais podem ensinar que é melhor estudar um pouco por dia do que deixar a matéria acumular.

Se o seu filho trouxer alguma dúvida do que aprendeu no dia vocês podem criar um modo de pesquisa onde os dois achem junto os questionamentos daquela dúvida, novamente criando um momento que pode ser saudável entre pais e filhos.

acompanhamento vida escolar

4 – Verifique os cadernos diariamente

Você também deve separar uns minutos do seu dia para olhar os cadernos dos pequenos, isso vai fazer com que seu filho perceba que você está interessado em sua vida escolar, o que o ajuda na motivação.

É importante que você valorize o esforço dele, por exemplo, elogiando o capricho que ele teve a escrever, o quanto a letra dele ficou bonita.

O reforço positivo tem um papel muito importante na vida escolar das crianças. Toda vez que ele tiver na escola vai procurar caprichar para que seja reconhecido durante a noite.

5 – Separe um tempo para brincar com seu filho

Brincar é de extrema importância para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de uma criança, principalmente brincadeiras que podem ser estimulantes para o aprendizado.

Você pode incentivar o desenvolvimento cognitivo através de jogos, e até incorporando músicas na rotina de vocês, estudos comprovam que as brincadeiras ajudam no vocabulário, no raciocínio, na leitura, na memória entre outras competências.

6 – Participe das reuniões escolares

A reunião escolar tem que ser uma prioridade em sua agenda, e você deve evitar o máximo que outra pessoa substitua a sua presença (por exemplo, avós ou cuidadores), na reunião você vai conhecer os professores que lidam diretamente com seus filhos todos os dias, além de saber sobre o aproveitamento escolar, ou complicações que seu filho pode estar passando.

A reunião também nos dá informações dos relacionamentos interpessoais dos nossos filhos. Evite ir a escola só quando surgir um problema.

7 – Esteja sempre aberto ao diálogo

Se você se mostrar receptivo seu filho vai se sentir confortável de falar com você sobre qualquer assunto, inclusive vai sentir confiança em contar que as coisas não andam tão bem na escola.

Não criar uma relação de diálogo e confiança pode fazer com que seu filho evite conversar com você, cobrar excessivamente por resultados também pode não funcionar, fazendo com que a criança se sinta pressionada e até esconda coisas de você.

Você pode também se mostrar aberto ao diálogo com os professores e diretores da escola, pais que tem pouca flexibilidade na hora de estabelecer diálogo podem criar uma barreira com o professor, o que não é o mais indicado.

acompanhar vida escola filhos

Dicas anotadas? Agora é só as colocar em prática com os pequenos, e perceber que o rendimento deles com certeza vai melhorar com sua presença tão ativa.

E se você gostou do nosso artigo de hoje não deixe de continuar em nosso site e acompanhar as novidades.

Por Sandra Padula – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Psicóloga, Pedagoga, Neuropsicopedagoga e Fundadora do Espaço Diálogos do Saber

Se você gostou do tema de hoje continue em nosso site, tem muito mais. E se seu filho não aprende na escola, este texto é para você  CLIQUE AQUI

Posts Relacionados

Dificuldades de aprendizagem e o reflexo no desempenho escolar OLHA EU AÍ!  VOCÊ JÁ OUVIU ESSA FRASE DO SEU FILHO? Todas as pessoas têm pontos fortes e pontos fracos na aprendizagem. Podemos ser muito bom em Hi...
Como planejar os estudos do seu filho(a) O ano mal começou e seu(a) filho(a) já está com notas vermelhas e cheio de dificuldades na escola? Calma! Estamos ainda no segundo bimestre, portan...
Por que os meninos precisam brincar de casinha? Ainda hoje percebemos uma grande diferença na forma que meninos e meninas são educados. As meninas, quando pequenas, são incentivadas a brincar de ...
Como ajudar seu filho a se concentrar nos estudos Sabemos que a incapacidade de manter a atenção pode prejudicar a criança não só na escola, como em outras atividades durante a sua vida. Entenda como...
Como os pais podem contribuir na escola? Entenda como os pais podem contribuir com o desempenho dos estudos dos filhos na escola A relação entre os pais e a vida escolar dos filhos nem sempr...
Família e desempenho escolar: Qual a relação entre ambos? Você pai, mãe, avós, educador ou cuidador já parou para pensar que tudo que a criança vivencia em casa pode ter uma relação com o desempenho escolar? ...
Meu filho tem dificuldade para aprender. Quem devo procurar? Meu filho está com dificuldade de aprender. E agora? Quem devo procurar? Se o seu filho tem problemas em acompanhar as lições da escola e você acha q...
Psicopedagogia: O que faz um psicopedagogo? A psicopedagogia é uma área ampla e que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, mas existem pessoas que ainda não sabem exatamente o que faz um ...
Como o acompanhamento escolar melhora o desempenho na escola? Acompanhamento escolar como ajuda para melhorar o desempenho dos alunos na escola Sabemos que cada criança possui o seu ritmo quando o assunto é a ap...
Avaliação psicopedagógica: é realmente necessário fazer? Muitas vezes a família desconhecendo as necessidades da criança e a maneira de como lidar com alguns aspectos das dificuldades de aprendizagem, necess...
Share This