Categorias: Apoio PedagógicoDesempenho Escolar

Como os pais podem contribuir na escola?

Entenda como os pais podem contribuir com o desempenho dos estudos dos filhos na escola

A relação entre os pais e a vida escolar dos filhos nem sempre é amigável, ou suficiente. Sabemos que hoje em dia a rotina pode atrapalhar o acompanhamento dos pais nas atividades escolares, e os pais acabam achando que a responsabilidade de tudo é da escola, esse pensamento é extremamente ruim.

Não só pela escola, que precisa que os pais sejam parceiros, mas também para o desempenho e o desenvolvimento da criança em sua vida escolar.

Pensando nisso hoje trouxemos algumas dicas de como você pode contribuir com a escola do seu filho com ações diárias que começam em casa. Confira.

1- Deixar claro os direitos e deveres

Os pais devem de uma forma didática explicar pra criança desde cedo quais os seus direitos, e os seus deveres.

E mais do que isso, fazer com que ela perca direitos caso deveres não sejam cumpridos.

Por exemplo, é um dever da criança respeitar as figuras de autoridade, toda vez que a criança não cumprir esse requisito, vai ficar sem o direito de assistir televisão.

Essas regras ajudam com que a criança saiba lidar com a frustração, além de mostrar que tem consequências em nossas vidas quando não cumprimos os nossos deveres.

A criança vai interiorizar a regra para outros ambientes.

2- Estabelecer uma rotina organizada

Outra coisa interessante é a criança ter horários, pelo menos nos dias de semana. Crianças precisam de horário para comer, dormir, tomar banho, estudar e brincar.

A ausência de rotina faz com que a criança faça o que quer, na hora que quer, e claro que eles vão escolher somente as coisas “boas’’ não é?

A ausência de horários em casa pode fazer com que a criança tenha dificuldade em respeitar os horários na escola. Por isso ter um horário pra cada coisa em casa facilita a criança entender que na escola há uma hora pra cada atividade também.

3- Dosar adequadamente a proteção e o incentivo a independência

Não temos dúvidas que essa uma tarefa difícil para os papais de plantão, afinal, como saber até onde meu filho pode ser independente e quando eu preciso tomar atitudes para protege-lo?

A independência tem que ser dada as crianças aos poucos, respeitando cada fase que ela está, só assim os pais vão dar a chance para a criança lidar com os desafios.

Por exemplo, perceber que a criança consegue colocar sua comida sozinha, ou vestir-se sozinho e deixar que isso aconteça sem interferir, nos primeiros dias a criança pode cometer um erro ou outro, é normal, não faça por ela, a ensine.

É muito comum as escolas sofrerem com crianças dependentes por justamente os pais não deram a oportunidade da criança se desenvolver em casa, tome cuidado.

4- Promover um ambiente e instrumentos para os estudos

Se queremos que a criança pegue gosto e se sinta motivada a estudar e fazer suas tarefas precisamos promover ambientes para isso.

Quem não gosta de estar em um ambiente confortável e aconchegante? Separe um cantinho no quarto da criança para os estudos, onde tenha instrumentos para tal, e tenha decorações divertida, investir em uma boa iluminação também pode ajudar.

Outro ponto importante é que o ambiente seja calmo, e livre de ruídos. Afinal, você consegue prestar atenção em algo em ambientes barulhentos? Pois é, nem as crianças.

5- Demonstrar afeto

Todas as regras e limites que os pais estabelecem só são positivos na vida da criança quando vem atrelado a afetos.

O afeto pode ser demonstrado de diversas formas, como, tirar o tempo para brincar com os filhos, se importar em perguntar como correu o dia deles, e até mesmo o modo explícito, dando carinho e dizendo palavras de afeto.

Essas demonstrações devem existir independente se a criança vai bem na escola, ou não.

6- Incentivar a brincadeira e a socialização

Assim como tem os momentos das tarefas é muito importante que todos os dias, sim, todos os dias, as crianças tenham seus momentos de brincadeira. Isso porque o brincar ajuda a criança fisicamente, emocionalmente e cognitivamente.

Também é importante demonstrar aos nossos filhos como ter amigos pode ser gostoso, é muito importante a troca da criança com outros coleguinhas, isso tudo também os ajuda quando o assunto é a escola.

Já viu que aquela famosa frase de “a educação começa em casa’’ pode começar a fazer sentindo não acha?

Com todas nossas dicas além de você fazer seu filho ser um aluno tranquilo na escola você está contribuindo com a vida dele em todos os sentidos. É muito importante que a escola seja uma extensão da sua casa, e sua casa uma extensão da escola, senão os resultados da aprendizagem não serão efetivos.

E lembrando que aprendizado aqui significa mais do que o rendimento escolar, ok?

E se você gostou do nosso artigo de hoje não deixe de continuar em nosso site e acompanhar as novidades.

Por Sandra Padula – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Psicóloga, Pedagoga, Neuropsicopedagoga e Fundadora do Espaço Diálogos do Saber

Se você gostou do tema de hoje continue em nosso site, tem muito mais. E se seu filho não aprende na escola, este texto é para você  CLIQUE AQUI

Posts Relacionados

Dificuldades de aprendizagem e o reflexo no desempenho escolar OLHA EU AÍ!  VOCÊ JÁ OUVIU ESSA FRASE DO SEU FILHO? Todas as pessoas têm pontos fortes e pontos fracos na aprendizagem. Podemos ser muito bom em Hi...
Como planejar os estudos do seu filho(a) O ano mal começou e seu(a) filho(a) já está com notas vermelhas e cheio de dificuldades na escola? Calma! Estamos ainda no segundo bimestre, portan...
Por que os meninos precisam brincar de casinha? Ainda hoje percebemos uma grande diferença na forma que meninos e meninas são educados. As meninas, quando pequenas, são incentivadas a brincar de ...
Como ajudar seu filho a se concentrar nos estudos Sabemos que a incapacidade de manter a atenção pode prejudicar a criança não só na escola, como em outras atividades durante a sua vida. Entenda como...
Família e desempenho escolar: Qual a relação entre ambos? Você pai, mãe, avós, educador ou cuidador já parou para pensar que tudo que a criança vivencia em casa pode ter uma relação com o desempenho escolar? ...
Meu filho tem dificuldade para aprender. Quem devo procurar? Meu filho está com dificuldade de aprender. E agora? Quem devo procurar? Se o seu filho tem problemas em acompanhar as lições da escola e você acha q...
Psicopedagogia: O que faz um psicopedagogo? A psicopedagogia é uma área ampla e que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, mas existem pessoas que ainda não sabem exatamente o que faz um ...
Como o acompanhamento escolar melhora o desempenho na escola? Acompanhamento escolar como ajuda para melhorar o desempenho dos alunos na escola Sabemos que cada criança possui o seu ritmo quando o assunto é a ap...
Avaliação psicopedagógica: é realmente necessário fazer? Muitas vezes a família desconhecendo as necessidades da criança e a maneira de como lidar com alguns aspectos das dificuldades de aprendizagem, necess...
Psicopedagogia… Afinal do que se trata? Psicopedagia: Entenda o que é, como surgiu e sua importância   Origem da psicopedagogia A Psicopedagogia nasceu da necessidade de buscar soluç...
Como os pais podem contribuir na escola? was last modified: novembro 30th, 2018 by Sandra Padula

This post was last modified on 30 de novembro de 2018 13:05

Sandra Padula

Share
Publicado por
Sandra Padula
Tags: Acompanhamento dos paisAcompanhamento escolar

Posts Recentes

  • Déficit de Atenção - TDAH
  • Dificuldades de Aprendizagem

Qual a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem?

Descubra qual a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem É extremamente normal crianças em idade escolar apresentarem…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH
  • Dificuldades de Aprendizagem

Dislexia: Como é feita a intervenção?

Em nosso artigo de hoje você vai entender um pouco mais sobre a dislexia e as intervenções possíveis para o…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH

TDAH: Como lidar com crianças com déficit de atenção

Saiba como lidar com as crianças com déficit de atenção TDAH é a abreviação de Transtorno do Déficit de Atenção…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 12, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 12, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH

TDAH: Como lidar com crianças hiperativas?

Dentro do tema TDAH, vamos falar hoje especificamente sobre as crianças hiperativas O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade…

Atualizado em Oct 31, 2018 | Publicado em Oct 31, 2018 Atualizado em Oct 31, 2018 | Publicado em Oct 31, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH

TDAH: Conheça o papel do psicólogo no apoio à criança com TDAH

Qual papel do psicólogo no apoio à criança com TDAH? Em nosso artigo de hoje vamos entender qual é o…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Oct 16, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Oct 16, 2018
  • Dificuldades de Aprendizagem

Dificuldades de aprendizagem: Superdotaçao

Você já ouviu falar em crianças superdotadas? Se sim, qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? Aquelas crianças…

Atualizado em Aug 6, 2018 | Publicado em Aug 6, 2018 Atualizado em Aug 6, 2018 | Publicado em Aug 6, 2018