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Avaliação psicopedagógica: é realmente necessário fazer?

Muitas vezes a família desconhecendo as necessidades da criança e a maneira de como lidar com alguns aspectos das dificuldades de aprendizagem, necessitam de orientação profissional, que lhe de suporte e ajude seu filho nesse processo que traz tanta angústia e preocupação.

Compreender as características e singularidades da criança é o que irá possibilitar aos pais e professores a reflexão sobre como estão agindo:

  • Quais condutas são as mais adequadas?
  • O que devo fazer se meu filho está com baixo rendimento escolar?
  • Por que meu filho não lê e escreve corretamente?

Para ajudar os mesmos nesse contexto é aconselhável a avaliação psicopedagógica.

Através da avaliação psicopedagógica é possível definir as necessidades educacionais dos alunos, pois nela fundamentam-se as decisões voltadas à intervenção psicopedagógica e, se for o caso, à solução das possíveis dificuldades dos alunos, e finalmente, à promoção das melhores condições para o seu desenvolvimento. Portanto, o diagnóstico psicopedagógico clínico é imprescindível para identificar a modalidade de aprendizagem, o nível da escrita e o nível cognitivo.

O sucesso e a eficácia do diagnóstico e da intervenção psicopedagógica pressupõem por parte do profissional um profundo conhecimento teórico do processo de aprendizagem, postura clínica, capacidade de observação e instrumentos e métodos adequados.

Você sabia que alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtornos de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia ou Discalculia) também têm direito à educação diferenciada?

Os alunos diagnosticados e com laudo do profissional especialista que comprove que o aluno necessita de um atendimento educacional especializado tem o direito de realizar suas atividades, avaliações e provas de forma diferenciada, com mais tempo, com ledor, se necessário for.

A escolha do profissional

– Escolha aquele que se comprometa em ser o melhor e tenha o compromisso de alcançar resultados extraordinários, isto é, que procure estratégias de tratamento personalizadas para seu filho;

– Faça com que a criança realize uma busca para que possa levá-la mais adiante, fazendo com que essa mesma criança abra-se para novas ideias, novas habilidades;

– Que trabalhe além da parte da psicopedagogia e psicomotricidade, que possui conhecimento do comportamento humano e seus processos mentais. Que trabalhe a auto-estima do paciente e os aspectos psicológico, levando-o a

pensar e agir em suas potencialidades e não em suas limitações, tornando assim a criança mais motivada, feliz e sempre querendo entender e aprender.

– Escute o que a criança tem para falar dentro do seu cotidiano. É muito importante que o profissional vá além do seu tratamento, ou seja, interaja com a criança, converse com a mesma, faça com que ela, sinta-se segurança em seu tratamento e possa se desenvolver de forma natural como uma criança que não apresenta nenhum distúrbio de aprendizagem.

E agora devo escolher uma neuropsicopedagoga ou uma psicóloga? Que tal escolher uma profissional com as duas formações profissionais que concebe o ser humano como um ser físico, biológico, psicológico, social e cultural, uma unidade complexa que não deve ser vista de forma “desintegrada”.

Por Sandra Padula – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Psicóloga, Pedagoga, Neuropsicopedagoga e Fundadora do Espaço Diálogos do Saber

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Avaliação psicopedagógica: é realmente necessário fazer? was last modified: agosto 5th, 2018 by Sandra Padula

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