Endereço

Rua do Sol, 106 – Vila Assunção – Santo André

Agende seu horário

Ligue 11 3705-2005 ou envie mensagem para o Whatsapp 11 97442-7030

Horário de Atendimento

Segunda a sexta: 8h as 20h
Sábado: 9h as 12h

Avaliação Psicopedagógica: Avaliação e Diagnóstico

A avaliação psicopedagógica é a avaliação da aprendizagem sobre o aprender, a capacidade de entender e compreender, memória, linguagem, motivação, interpretação, comportamento e assimilação diante do estudo, a influência do ambiente, e até mesmo fatores genéticos.

É a soma do entendimento psicológico, com o pedagógico, em relação ao indivíduo, que sofre algum problema no contexto escolar, ou seja, do aprender.

O processo de intervenção psicopedagógica consiste em desenvolver um trabalho orientado e focado na aprendizagem de cada aluno para atender as peculiaridades individuais e suas dificuldades abordando temas importantes para sua formação permeando seu cotidiano e suas experiências prévias.

Através de práticas inclusivas atendemos crianças e adolescentes que apresentam dificuldades em sua vida acadêmica e necessitam de um diagnóstico e apoio psicopedagógico.

As avaliações e intervenções são realizadas de forma individual, respeitando as necessidades de cada aluno.

Realizamos as seguintes avalições e intervenções:

AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

A avaliação multidisciplinar é o procedimento indicado para quando a criança apresenta baixo desempenho escolar, dificuldade na leitura e escrita, dificuldade na interpretação de textos, dificuldade nos raciocino lógico matemático, adaptação escolar ou quando não assimila o conteúdo de uma determina disciplina na escola.

A avaliação multidisciplinar visa analisar e identificar através de diferentes informações e compreensões um diagnóstico para determinar o tratamento mais adequado para essa criança ou adolescente.

A avaliação multidisciplinar realizada no Diálogos do Saber tem como objetivo avaliar a criança ou o adolescente de forma integral, por meio de uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais, comportamentais, sociais, de aprendizagem e linguagem (leitura e escrita).

A avaliação multidisciplinar deve ser realizada quando os pais ou responsáveis observam que seu filho (a) apresenta dificuldades de aprendizado, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dislexia, Estresse ou outro comportamento recorrente fora do comum ao do seu temperamento normal.

Também é indicado quando a escola encaminha a criança ou o adolescente para um profissional para avaliação psicopedagógica ou psicológica.

A Avaliação Multidisciplinar avalia os seguintes aspectos:

  • Inteligência
  • Funções executivas (atenção, organização, memória)
  • Habilidades Acadêmicas (leitura, escrita e raciocínio)
  • Motricidade Orofacial (voz, deglutição, mastigação, fala)
  • Linguagem oral e escrita
  • Comportamento
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Aspectos emocionais e sociais
  • Postura e coordenação motora.

A avaliação multidisciplinar caracteriza-se pela presença de várias áreas profissionais que em conjunto, analisam diferentes aspectos e dados para que se construa um diagnóstico final. Para tal, é preciso envolver as áreas da Psicologia, Psicopedagogia, Pedagogia, Neuropsicopedagogia, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia e Neurologia Pediátrica.

O procedimento é de extrema importância, pois somente pela avaliação multidisciplinar é possível estabelecer um diagnóstico preciso para determinar o tratamento mais adequado.

Como funciona o processo da avaliação multidisciplinar no Diálogos do Saber

O processo de avaliação multidisciplinar é realizado entre 8 e 10 sessões, sendo que cada sessão dura entre 50 a 60 minutos.

O processo é realizado através de um olhar multidisciplinar e ao final com a entrega de um relatório contendo a descrição das habilidades avaliadas e os resultados. Assim como, a conduta (tratamentos necessários) e orientações aos pais ou responsáveis em relação à criança ou adolescente.

Forma de contratação de uma avaliação multidisciplinar no Diálogos do Saber

A partir da entrevista (anamnese) com os pais ou responsável é apresentada a forma de trabalho que será realizado com o estudante, estabelecido e acordado o valor, a forma de pagamento e os dias e horários das sessões.

Blog

Dislexia: Como é feita a intervenção?

Em nosso artigo de hoje você vai entender um pouco mais sobre a dislexia e as intervenções possíveis para o melhor tratamento. Confira. O que é a dislexia? Antes de começarmos a falar sobre as intervenções é muito importante entendermos do que se trata a dislexia. A...

TDAH: Como lidar com crianças com déficit de atenção

Saiba como lidar com as crianças com déficit de atenção TDAH é a abreviação de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Transtorno que pode ser encontrado de forma bem recorrente em crianças. Os primeiros sintomas acontecem antes dos 7 anos de idade, e...

NOSSO ENDEREÇO: Rua do Sol, 106 - Vila Assunção - Santo André - SP

TELEFONE: 11 3705-2005

WHATSAPP: 11 97442-7030

FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta: 8h as 20h |  Sábado: 9h as 12h

Agende seu horário