Categorias: Desempenho EscolarPsicopedagogia

Como o acompanhamento escolar melhora o desempenho na escola?

Acompanhamento escolar como ajuda para melhorar o desempenho dos alunos na escola

Sabemos que cada criança possui o seu ritmo quando o assunto é a aprendizagem, e algumas crianças não conseguem acompanhar todo o conteúdo dado pelo professor durante a aula. E que, dessa forma, acabam se atrasando em relação a turma.

Os pais em casa podem (e devem) auxiliar nessas questões, ajudando a criança nos deveres, e buscando junto com a criança resposta para suas dúvidas. No entanto, isso nem sempre é o suficiente.

Por isso existem profissionais que oferecem um acompanhamento escolar exclusivo para o seu filho. Esses profissionais podem trabalhar na própria escola, ou ir diretamente a casa da criança.

O professor do acompanhamento escolar é uma força extra para o aprendizado da criança, e isso ajuda no desempenho escolar em diversos níveis, como veremos a seguir. 

1 – Outra linguagem

Para a criança que faz um acompanhamento escolar fora da sala de aula ter acesso a outra linguagem de ensino é importante.

Isso porque a criança está habituada com a forma que o professor ensina. E no acompanhamento escolar ter contato com outra forma de entender o conteúdo vai ser um facilitador na sala de aula.

Sendo assim, a criança passa a visualizar conteúdo de um modo diferente, com novos toques e dicas.

2- Formação completa

Uma criança que apresenta dificuldades na sala de aula normal, e faz um acompanhamento escolar passa a ter maiores chances de uma formação mais completa.

Isso porque a criança passa a ter mais contato com outras pessoas diferentes, e assim tem melhores condições de lidar com as novidades do aprendizado.

3 – Ensino individualizado

Sabemos que em uma sala de aula o professor tem que lidar com muitos alunos, isso faz com que ele não tenha tempo e nem condições de lidar com a individualidade de cada um.

Já no acompanhamento escolar o ensino é totalmente individualizado para a criança, respeitando seu tempo, valorizando as áreas que ele se saí melhor, focando nas dúvidas, avaliando a aprendizagem, percebendo as dificuldades, entre outras coisas.

Dessa forma, acompanhamento escolar é moldado de acordo com as necessidades da criança.

4 – Foco em problemas pontuais

O acompanhamento escolar por conta da individualização que comentamos acima, permite que o profissional foca pontualmente nas dificuldades que as crianças estão tendo.

Muitas dificuldades são tão peculiares, ou pontuais que acabam passando batido durante o dia – a – dia.

No acompanhamento o profissional consegue perceber essas dificuldades, e montar intervenções para focar nesses problemas.

Quando os problemas são vistos pelo olhar profissional e esse faz a intervenção correta a criança começa a melhorar significantemente seu desempenho na escola.

5 – Aulas mais divertidas

Muitas vezes só pelo fato de sair da rotina o acompanhamento escolar pode ser positivo para o aluno, que pode-se mostrar mais disponível e motivado para realizar as aulas de reforço.

Isso porque como a maioria dos acompanhamentos acontecem na casa das crianças eles se sentem mais confortáveis, podendo fazer pausar mais relaxantes, e claro, tendo toda a atenção do profissional para eles.

Além de não ter outras crianças, ou conversas paralelas para a distração. O ambiente tende a ser mais focado, e ao mesmo familiar, isso costuma ser positivo para as crianças, e se torna um momento prazeroso, o que eleva a qualidade da aprendizagem.

6 – Melhora a comunicação entre professor e aluno

Em muitos casos o que gerou aquela dificuldade que levou a criança a precisar de um reforço escolar foi justamente a falta de comunicação entre o professor e o aluno.

A maioria dos alunos em idade escolar costumam ter medo, vergonha ou receio de fazer perguntas ao professor, ou até mesmo falar qual a sua dificuldade.

O professor por vezes é visto como uma figura autoritária e até punitiva. Como a criança vai conviver com outro professor no acompanhamento escolar, e vai ter uma relação mais próxima isso pode mudar essa imagem. Com isso, que a criança tende a treinar mais a sua comunicação em sala de aula, mudando assim a relação com seu professor.

Crianças que conseguem se comunicar com seus professores, independentemente da idade, apresentam melhores resultados.

7 – Promover o desenvolvimento da auto-confiança

Com o acompanhamento escolar muitas dúvidas das crianças são sanadas, e isso melhora os resultados na escola. Dessa forma, com a chegada desses resultados positivos o aluno se sente mais motivado. E, além disso, até mais seguro para aprender novas matérias e se empenhar nos estudos.

O profissional responsável pelo acompanhamento escolar também procura reforçar positivamente cada acerto do aluno nas atividades, o que mostra-se positivo para a aprendizagem e desempenho.

Viu como não é ruim seu filho eventualmente precisar de um acompanhamento mais de perto? Isso pode trazer inúmeros benefícios. Portanto, vale lembrar mais uma vez que cada criança tem o seu ritmo de aprendizagem e isso deve ser respeitado por pais e educadores.

Por Sandra Padula – Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Psicóloga, Pedagoga, Neuropsicopedagoga e Fundadora do Espaço Diálogos do Saber

Se você gostou do tema de hoje continue em nosso site, tem muito mais. E se seu filho não aprende na escola, este texto é para você  CLIQUE AQUI

 

 

Posts Relacionados

Dificuldades de aprendizagem e o reflexo no desempenho escolar OLHA EU AÍ!  VOCÊ JÁ OUVIU ESSA FRASE DO SEU FILHO? Todas as pessoas têm pontos fortes e pontos fracos na aprendizagem. Podemos ser muito bom em Hi...
A Leitura e o Equilíbrio Emocional. Um Desafio e tanto!! Tenho falado muito sobre as dificuldades de aprendizagem e principalmente sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), transtorno...
Como planejar os estudos do seu filho(a) O ano mal começou e seu(a) filho(a) já está com notas vermelhas e cheio de dificuldades na escola? Calma! Estamos ainda no segundo bimestre, portan...
Como ajudar seu filho a se concentrar nos estudos Sabemos que a incapacidade de manter a atenção pode prejudicar a criança não só na escola, como em outras atividades durante a sua vida. Entenda como...
Como os pais podem contribuir na escola? Entenda como os pais podem contribuir com o desempenho dos estudos dos filhos na escola A relação entre os pais e a vida escolar dos filhos nem sempr...
Família e desempenho escolar: Qual a relação entre ambos? Você pai, mãe, avós, educador ou cuidador já parou para pensar que tudo que a criança vivencia em casa pode ter uma relação com o desempenho escolar? ...
Meu filho tem dificuldade para aprender. Quem devo procurar? Meu filho está com dificuldade de aprender. E agora? Quem devo procurar? Se o seu filho tem problemas em acompanhar as lições da escola e você acha q...
Psicopedagogia: O que faz um psicopedagogo? A psicopedagogia é uma área ampla e que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, mas existem pessoas que ainda não sabem exatamente o que faz um ...
Avaliação psicopedagógica: é realmente necessário fazer? Muitas vezes a família desconhecendo as necessidades da criança e a maneira de como lidar com alguns aspectos das dificuldades de aprendizagem, necess...
Psicopedagogia… Afinal do que se trata? Psicopedagia: Entenda o que é, como surgiu e sua importância   Origem da psicopedagogia A Psicopedagogia nasceu da necessidade de buscar soluç...
Como o acompanhamento escolar melhora o desempenho na escola? was last modified: agosto 5th, 2018 by Sandra Padula

This post was last modified on 5 de agosto de 2018 19:45

Sandra Padula

Share
Publicado por
Sandra Padula
Tags: Acompanhamento dos paisAcompanhamento escolar

Posts Recentes

  • Déficit de Atenção - TDAH
  • Dificuldades de Aprendizagem

Qual a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem?

Descubra qual a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem É extremamente normal crianças em idade escolar apresentarem…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH
  • Dificuldades de Aprendizagem

Dislexia: Como é feita a intervenção?

Em nosso artigo de hoje você vai entender um pouco mais sobre a dislexia e as intervenções possíveis para o…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 30, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH

TDAH: Como lidar com crianças com déficit de atenção

Saiba como lidar com as crianças com déficit de atenção TDAH é a abreviação de Transtorno do Déficit de Atenção…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 12, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Nov 12, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH

TDAH: Como lidar com crianças hiperativas?

Dentro do tema TDAH, vamos falar hoje especificamente sobre as crianças hiperativas O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade…

Atualizado em Oct 31, 2018 | Publicado em Oct 31, 2018 Atualizado em Oct 31, 2018 | Publicado em Oct 31, 2018
  • Déficit de Atenção - TDAH

TDAH: Conheça o papel do psicólogo no apoio à criança com TDAH

Qual papel do psicólogo no apoio à criança com TDAH? Em nosso artigo de hoje vamos entender qual é o…

Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Oct 16, 2018 Atualizado em Nov 30, 2018 | Publicado em Oct 16, 2018
  • Dificuldades de Aprendizagem

Dificuldades de aprendizagem: Superdotaçao

Você já ouviu falar em crianças superdotadas? Se sim, qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? Aquelas crianças…

Atualizado em Aug 6, 2018 | Publicado em Aug 6, 2018 Atualizado em Aug 6, 2018 | Publicado em Aug 6, 2018